16.10.2025 às 16:31h - Geral
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, estão reunidos nesta quinta-feira, 16, na Casa Branca, em Washington, para discutir a situação comercial entre os dois países.
O encontro ocorre em meio à tensão provocada pela tarifa de 50% imposta pelo presidente americano, Donald Trump, a produtos brasileiros, e é visto como um passo preparatório para uma futura reunião presencial entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A conversa entre Vieira e Rubio, que começou no início da tarde, é fechada à imprensa. Segundo fontes do Itamaraty, a principal pauta é o esforço brasileiro para amenizar o impacto do tarifaço, que afeta diretamente as exportações do agronegócio e da indústria.
Também estão na mesa as sanções aplicadas pelo governo republicano a autoridades brasileiras, entre elas o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
O Palácio do Planalto vê o encontro desta quinta como um movimento diplomático estratégico. A expectativa é de que a aproximação abra caminho para um diálogo direto entre Lula e Trump, que ainda não tem data confirmada.
Uma das possibilidades é que os dois líderes se encontrem durante a 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), prevista para ocorrer entre 24 e 28 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia.
No fim de setembro, Lula e Trump se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Na ocasião, Trump descreveu a conversa como “excelente” e disse que os dois líderes tiveram uma “ótima química”. Poucos dias depois, conversaram por telefone por cerca de 30 minutos.
Fonte: R7
Comentar pelo Facebook