16.10.2023 às 14:50h - atualizado em 16.10.2023 às 15:03h - Animais

Surgimento de escorpiões gera alerta da Vigilância Sanitária, em Iporã do Oeste

A principal forma para evitar o aparecimento do animal é manter as casas e quintais limpos.

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Surgimento de escorpiões gera alerta da Vigilância Sanitária, em Iporã do Oeste
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste emitiu um alerta para a população na última semana, diante do aparecimento de escorpiões na cidade e interior. Conforme o agente fiscal sanitário, Antônio Marcos Jaguezeski, nos meses de agosto, setembro e no decorrer da primavera, ocorre maior surgimento do animal devido à época de reprodução.

Ele destacou que o escorpião possui hábitos noturnos e chamou atenção da população para que redobrem os cuidados, já que a picada do animal é venenosa, causa dor intensa e pode até levar à óbito, dependendo da espécie. As lavanderias e os banheiros são os locais propícios para o aparecimento da espécie nas residências.

O principal sintoma da picada do escorpião é a dor intensa, com sensação de ardência e inflamação no local. Já os sintomas moderados incluem náuseas, vômitos e dificuldades para respirar, enquanto nos casos graves podem ocorrer vômitos abundantes, sudorese intensa, movimentos corporais descoordenados, confusão mental e espasmos.

O agente fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste destacou ainda que o serviço médico deve ser procurado imediatamente, caso a pessoa possua algum desses sintomas e suspeita de picada de escorpião. Segundo ele, a principal forma para evitar o surgimento do animal é manter as casas e os quintais limpos e livres de entulhos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.