16.10.2021 às 10:03h - atualizado em 18.10.2021 às 09:58h - Saúde
A informação é da técnica de enfermagem e socorrista do Samu, Catiele Deters. Ela lembra que o programa do governo federal tem auxílio dos governos estadual e municipal.
A equipe deve ser acionada pelo telefone 192 com central em Chapecó. Um médico presta informações sobre os primeiros socorros e acionada equipes em toda a região.
Catiele chama atenção que a equipe é acionada em situações de trabalhos de partos, acidentes graves, sem vítimas presas em ferragens, pois este trabalho é realizado pelos bombeiros que possuem equipamento apropriados para o atendimento.
O Samu também está presente em situação de atropelamento, crises de ansiedade, desmaio, picadas de insetos, obstrução de vias aéreas e acidentes domésticos.
A técnica de enfermagem e socorrista do Samu de Itapiranga destaca ainda que a equipe está presente em atendimentos pré hospitalares ou transferências de paciente de um hospital para outro.
Catiele Deters destaca aumento de atendimentos relacionados a transtornos psicológicos com crises de ansiedade e depressão. As ocorrências relacionadas a Covid também registram grande demanda do Samu.
Catiele lembra que em Itapiranga são oito profissionais que trabalham em sistema de plantão de 24 horas com motorista e socorrista.
Comentar pelo Facebook