16.10.2018 às 11:06h - atualizado em 16.10.2018 às 15:31h - São Miguel do Oeste

Pesquisa revela que 65% da população aprova alterações realizadas no trânsito

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

O prefeito Wilson Trevisan e o secretário adjunto de Planejamento e diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeferson Dias, divulgaram na manhã desta terça-feira, em reunião com representantes de entidades do município e comerciantes, o resultado de uma pesquisa de avaliação do trânsito, que foi realizada neste mês. Foram ouvidas 1.029 pessoas do centro, bairros e comunidades do interior nos dias 02, 03 e 04 de outubro. A margem de erro é de 3%.

RESULTADOS

No total, cada entrevistado respondeu a 25 perguntas. Uma delas era: “Qual a sua opinião sobre o trânsito de São Miguel do Oeste?”. Para 88,9% da população, a resposta é “ótimo”, “bom” ou “satisfatório”; apenas 11,08% consideram “péssimo”. Outro dado importante é que 73% da população acha que o trânsito melhorou depois da implantação do rotativo. De uma forma geral, 65% dos entrevistados acham que o trânsito melhorou em São Miguel do Oeste.

Em relação à mão única, o resultado também foi positivo, com 56% de aprovação; 54% dos entrevistados são favoráveis à retirada das rotatórias nas vias de mão única; 60% utilizam carro ou moto próprio para se deslocar ao trabalho ou escola, 27% vão a pé, 6% de carona e 5% transporte coletivo. Pensando no crescimento urbano da cidade, 71% acham que as vias de mão única servirão para dar mais fluidez ao trânsito.

Apenas 13% da população declarou não utilizar as vagas do estacionamento rotativo. A forma mais utilizada para alocação das vagas é o aplicativo de celular, em 33% dos casos; 58% consideram “bom” ou “ótimo” o atendimento dos monitores de trânsito, 36% acham “satisfatório” e para apenas 4% é “ruim”.

Um dado preocupante revelado na pesquisa diz respeito à avaliação dos motoristas. Para 59% dos entrevistados, eles são “pouco compreensivos”, 35% os consideram “compreensivos” e somente 5% avaliam os motoristas como “muito compreensivos”.

Também foi dado espaço para sugestões espontâneas sobre melhorias que podem ser feitas. Entre as respostas mais recorrentes estão o ensino de trânsito nas escolas, realização de campanhas de conscientização, mais monitores e sinalização.

ADEQUAÇÕES

O prefeito Wilson Trevisan disse que o resultado da pesquisa irá nortear as ações da municipalidade. “Percebemos uma boa aceitação as mudanças que foram implementadas e já estamos encaminhando as adequações que ainda são necessárias, como a retirada das rótulas na rua XV de Novembro, retirada de lombadas eletrônicas, colocação de lombadas físicas e alterações em esquinas. A partir de novembro também conseguimos negociar com a empresa que administra o rotativo e a metade dos valores das notificações será revertida em créditos para os usuários”, relatou.


Fonte: Ascom Prefeitura de São Miguel do Oeste

Foto(s): Luciano Encarnação / Divulgação

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.