16.09.2021 às 16:33h - atualizado em 16.09.2021 às 16:42h - Agricultura
Grandes investimentos estão sendo realizados na infraestrutura do agronegócio. Conforme o secretário da Agricultura de São João do Oeste, Rogério Rech, em oito meses de 2021, a procura por subsídio já superou em 25 por cento a demanda do ano passado.
O secretário chama atenção que a maioria dos incentivos se referem a aviários, pocilgas, estábulos, esterqueiras e cisternas. Rech lembra que a lei de incentivos é de 2013 e passa por atualizações com valores reajustados. A prefeitura já concedeu incentivo para construção de 27.794 metros quadrados de área construída, além de 9.483 metros cúbicos destinados para esterqueiras e reservatórios de água.
Município aguarda maior demanda por incentivos nos últimos meses do ano. O secretário da Agricultura de São João do Oeste destaca que grande parte das obras ainda não teve o encaminhamento para o reembolso que vai direto ao produtor.
Segundo Rogério Rech, neste ano, em oito meses, a procura já supera em 25 por cento o montante pago no ano anterior. Em 2021 foram pagos 30 incentivos por metro quadrado e 12 incentivos por metro cúbico. O programa já investiu 173.694 reais.
Rech lembra que a grande maioria ainda será reembolsado até o final do ano a medida que as obras forem sendo concluídas. Nos últimos três anos, São João do Oeste já efetuou 141 pagamentos de incentivos para construções, com destaque para aviários, pocilgas, estábulos, esterqueiras e cisternas.
Secretário afirma que a meta é recuperar posições no ranking de movimento econômico na região da Ameosc. Segundo Rogério Rech, o município já esteve em terceiro lugar e atualmente ocupa a sexta colocação. Objetivo é retomar posições no ranking de arrecadação na região da Ameosc.
O secretário afirma que o poder público está fazendo sua parte, aproveitando que o setor agropecuário está aquecido e com altos investimentos na infraestrutura. Rech reconhece as dificuldades causadas pelos altos preços dos insumos, porém aposta no empreendedorismo dos produtores rurais e o trabalho profissional em busca de maior eficiências nos diferentes seguimentos produtivos.
Comentar pelo Facebook