16.09.2019 às 13:33h - atualizado em 16.09.2019 às 17:14h - Geral

São João do Oeste decreta situação de emergência em função da estiagem

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

São João do Oeste decreta situação de emergência em função da estiagem

Na última sexta-feira, o prefeito Fernando Bisigo decretou situação de emergência em São João do Oeste, devido ao período de estiagem, que vem ocasionando transtornos no abastecimento de água.

De acordo com o prefeito, desde o dia 23 de agosto é realizado o transporte de água da Estação de Tratamento de Água da cidade até a estação de Beato Roque.

No decreto o município justifica como principais motivos que levaram a situação de emergência, a estiagem prolongada que se estende há três meses, o que tem ocasionado drástica redução de volume de água dos reservatórios, a baixa precipitação de chuva insuficiente na reposição dos mananciais comprometendo o abastecimento para consumo humano, além da pouca previsão de chuva, o que tende a reduzir ainda mais o nível dos reservatórios.

Conforme o decreto, o parecer da Comissão Municipal da Defesa Civil, COMDEC, é favorável a declaração de situação de emergência. O prefeito salienta que a chuva registrada nos últimos dias foi excelente para lavouras, pastagens e agricultura em geral. Porém, não amenizou a questão de fornecimento de água potável. Fernando Bisigo reforça que é importante que a população do perímetro urbano colabore, evitando desperdício de água. O uso de água tratada para regar grama, hortas, bem como, lavar carros e calçadas, está sujeita a fiscalização que objetiva coibir desperdícios. O decreto tem vigência de 180 dias.

Fonte: Ascom São João do Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.