16.08.2022 às 13:07h - Bombeiros
Bombeiros comunitários ganham papel de destaque na rotina de trabalho. A contribuição ocorre no atendimento de ocorrência e outras ações.
Atualmente o quartel dos bombeiros de Itapiranga possui 39 pessoas da comunidade atuando na função de bombeiro comunitário ativo. Estes voluntários são considerados fundamentais para a rotina de trabalho no atendimento a emergências.
Conforme o comandante, sargento André Rauber, a exigência para o Curso Básico de Atendimento a Emergências mudou com a pandemia. Sempre foi na forma presencial nos quartéis, e atualmente esta formação ocorre de forma online. O quartel de Itapiranga trabalha para a formação de nova turma de Bombeiros Comunitários. Rauber salienta que após a parte teórica é realizado treinamento de oito horas.
Objetivo é dar oportunidade para os alunos colocarem em prática o aprendizado que tiveram na teoria. O novo grupo deve ser estabelecido até o mês de setembro. Segundo o sargento, o objetivo não é de ser permanente na atuação e sim temporário para dar oportunidade a novos integrantes e capacitação de pessoas para recompor o grupo. É exigido idade mínima de 18 anos.
André Rauber ressalta que Itapiranga possui uma particularidade de contar com uma turma que realizou o curso básico prático, em 2019, antes das pandemia. Eles estão aptos ao curso de bombeiro comunitário que inclui o teste de aptidão física.
Comentar pelo Facebook