16.08.2021 às 17:28h - atualizado em 16.08.2021 às 17:38h - Educação
A modalidade surgiu na França e já está há mais tempo no Brasil, especialmente no estado do Espírito Santo e em algumas cidades de Santa Catarina. Na região da antiga ADR de Itapiranga, o Projeto de Pedagogia da Alternância no ensino fundamental iniciou neste ano nas Escolas Estaduais da comunidade de Conceição/Itapiranga e Ervalzinho/São João do Oeste.
O diretor da Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick, de Ervalzinho, Adair José Schwab, defende a nova modalidade de ensino. Ele afirma que o objetivo do projeto é transformar a Escola no Campo em Escola do Campo, uma vez que no sistema antigo elas tinham um currículo comum, e neste novo sistema, além das tradicionais disciplinas, elas desenvolvem outras específicas para o modelo.
Além de Português, Matemática e outras disciplinas do currículo comum, o modelo de pedagogia da alternância trabalha pelo menos três outros projetos: Projeto de Vida Protagonismo Juvenil permite o aluno despertar o gosto por alguma profissão em geral, voltada ao campo; Projeto de Intervenção e Pesquisa, quando é trabalhada a parte científica de como se produz um artigo, ou um texto e outras técnicas que facilitam o desenvolvimento de diversas atividades no campo; e ainda a disciplina de Agricultura, na qual as atividades se dividem em duas partes, uma na prática e outra teórica.
A disciplina de Agricultura é coordenada pela professora Eloísa Mombach, formada em agronomia, e para suas atividades, conta com uma área ampla, de dez mil metros quadrados, que pertence à escola, e logo em frente uma área cedida pelo agricultor Cirilo Ternus, na qual foi criada uma pequena Estação Experimental. Nessa área são cultivadas diferentes variedades de culturas vegetais. O primeiro experimento iniciou ainda antes do inverno, quando foram semeadas várias espécies de pastagens de inverno. O modelo consiste nas avaliações, por exemplo, a semeadura de várias sementes diferentes, áreas com e sem adubação, e avaliação de qualidade e produtividade de cada uma.
O Projeto de Pedagogia da Alternância compreende os 52 alunos do educandário visa a permanência do jovem no campo e o seu envolvimento com a comunidade, com o objetivo de também despertar novos líderes. Uma das atividades sociais que o projeto já está elencando é o de cuidar do ajardinamento em frente à igreja, sociedade e a própria escola.
O diretor da Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick considera importante o apoio da coordenadoria, que nesta semana esteve em Florianópolis na busca de novidades para o projeto. Outra notícia muito comemorada foi o repasse de 250 livros para a biblioteca da escola, coletânea enviada pela Fundação de Bancos Sociais de Porto Alegre. A doação foi intermediada pela professora de Iporã do Oeste, Micheli Hemsing.
Fonte: Laércio Antônio
Comentar pelo Facebook