16.08.2021 às 09:14h - Saúde
O município de Guaraciaba divulgou na última semana que está estudando a possibilidade de aplicar sanções para os moradores que recusarem receber a vacina contra a Covid-19. A informação é da secretária de Saúde, Daiane Dorigon.
De acordo com ela, aqueles que não quiserem receber a vacina contra o coronavírus terão que assinar um termo de recusa. Conforme ela, esse documento é uma orientação do próprio Ministério da Saúde e está sendo aplicado no município desde o começo da última semana. Segundo Daiane, a ação está sendo executada pelos próprios agentes comunitários de Saúde.
Ela afirmou que a secretaria de Saúde de Guaraciaba também está realizando uma busca ativa da população maior de 18 anos que ainda não foi imunizada. Ela destacou que a equipe está realizando visitas e orientando os moradores sobre os benefícios da vacinação. Daiane explicou que após esse procedimento, se a recusa ainda permanecer, a pessoa terá que assinar o termo.
Ela ressaltou que a grande maioria da população acima de 18 anos já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Ela salientou que o prazo para vacinar 100% da população maior de idade termina nesta semana em Guaraciaba. A secretária de Saúde, Daiane Dorigon, declarou que o município já devolveu mais de mil doses contra Covid-19 para a gerência regional de Saúde. Ela pontuou que caso as vacinas recebidas não sejam aplicadas até o final desta semana, o município terá que devolver mais doses para a gerência.
Ela adiantou ainda que o governo municipal não descarta a possibilidade de restringir a participação de pessoas não vacinadas em eventos públicos, como campeonatos e atividades em grupo. Daiane comentou que o assunto está sendo discutido em reuniões e existe a possibilidade desse procedimento ser implantado em Guaraciaba.
Comentar pelo Facebook