16.08.2018 às 16:52h - atualizado em 16.08.2018 às 18:45h - Meio Ambiente

Falta de chuva na região geralmente acontece no ano final oito

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Continua depois da publicidade

Falta de chuva na região geralmente acontece no ano final oito

Continua depois da publicidade

Volume abaixo da média ocorre desde dezembro de 2017. A constatação é do Homem do Tempo, Wolfgang Lengert, em entrevista à Rádio Itapiranga. Ele reside na comunidade de Presidente Becker, interior de Itapiranga. Com dados diários de temperaturas mínimas e máximas e também precipitação de chuva, há mais de 80 anos Lengert tem consistência e fundamentação nas informações climáticas. Destaca que a média normal é de 184 milímetros de chuva mensal e nos últimos oito meses a média ficou em 125 milímetros de precipitação por mês. Lengert considera que é uma situação normal e cíclica. Lembra que a partir de 2014 foram quatro anos com chuva bem acima da média e agora ocorre o inverso.

Lengert explica que o ciclo de estiagem é registrado com intervalo médio de uma década. Normalmente a falta de chuva ocorre em anos com final oito. O Homem do Tempo possui registros que comprovam o fenômeno da natureza desde 1948 com falta de chuva cíclica. Apenas em 1998 teve grande volume de chuva, em compensação em 99 ocorreu forte estiagem. De acordo Lengert, em 2018 a menor média de chuva ocorreu nos meses de fevereiro, com 61 milímetros, abril, com apenas 10, e julho, com 33. Em agosto a precipitação atingiu, até o momento, apenas 13 milímetros de chuva. A falta de geadas também tem se tornado rotina nos últimos anos em determinadas regiões.

Segundo o Homem do Tempo, o período de inverno acaba maquiando a falta de chuva, devido aos dias mais curtos, sol com pouca intensidade e neblina, que proporciona humidade para a vegetação. A maior preocupação é com a chegada do calor.

Foto(s): Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi/ Arquivo

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Nedel Celulares.
Advocacia Fávero

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.