16.07.2025 às 16:24h - atualizado em 17.07.2025 às 10:39h - Saúde
Uma tendência alarmante foi revelada em entrevista com Caroline Lazarotto, da farmácia do posto de saúde local: o aumento no número de prescrições de remédios controlados, especialmente após a pandemia. Este fenômeno, que se repete em todo o país, também impacta o município de Cedro, com um aumento notável no uso de antidepressivos e medicamentos para insônia.
"Temos observado um aumento significativo nas prescrições de antidepressivos e ansiolíticos", relatou Caroline. Entre os medicamentos mais procurados estão o clonazepam e o diazepam, além de antidepressivos como a sertralina, paroxetina, fluxetina e amitriptilina.
Caroline explicou que a farmácia distribui os medicamentos que constam na lista Remume, que é baseada na Rename (lista nacional). Pacientes com receita médica, seja de médicos particulares ou da unidade de saúde, recebem os medicamentos que estão nessa lista. Medicamentos que não estão na lista não podem ser fornecidos.
A situação levanta questões importantes sobre a saúde mental da população e a necessidade de acompanhamento médico para o uso dessas medicações. A população deve procurar ajuda médica e evitar a automedicação.
Comentar pelo Facebook