16.07.2025 às 14:34h - atualizado em 16.07.2025 às 16:26h - Infraestrutura
A ponte sobre o Rio Macuco na SC-283, em linha Chapéu teve aumento significativo de valor com o novo projeto. A informação é do Coordenador Regional de Infraestrutura, Everaldo Di Berti. A estrutura será quase 04 metros mais alta e terá aproximadamente 200 metros de aterramento nas cabeceiras. Ele admite que as obras serão muito maiores que o inicialmente previsto e o custo também mudou radicalmente.
O valor mudou tanto, que nem é possível apelar para o tradicional aditivo. Com percentual tão elevado, este artifício só pode ser usado se tratando de um caso especial. Não existe prazo estabelecido para o início das obras. Di Berti destaca que o valor original era inferior a R$ 5 milhões e agora passou para R$ 9 milhões. O processo agora é de buscar alternativas com as empresas contratadas, os engenheiros e a Secretaria para a readequação do custo.
O Coordenador Regional de Infraestrutura destaca que o atraso na obra da ponte em linha Chapéu não é omissão do governo estadual e também não tem como motivo a falta de recursos. Segundo Everaldo Di Berti, o problema foi o erro de projeto, que foi uma contratação do governo anterior.
Salienta que o erro foi constatado somente após o início das obras quando ocorreu uma enchente e o grande volume de água deixaria a ponte submersa. Conforme Di Berti, a empresa atrasou a atualização do projeto e a obra ficou abandonada. Ele também projeta altos investimentos do governo estadual em obras de pavimentação no Extremo Oeste com recursos do novo programa Estrada Boa Rural.
Comentar pelo Facebook