16.07.2024 às 10:46h - atualizado em 16.07.2024 às 10:52h - Educação
Em sua 22ª edição, o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) realizou mais uma formatura no município de Iporã do Oeste.
O evento ocorreu na tarde desta segunda feira,15, no Centro Público de Convivência do Município, onde estiveram presentes o Prefeito Valmor Reis, demais autoridades municipais, pais e responsáveis dos alunos, imprensa e a comunidade local.
Ao todo 103 alunos de seis turmas do quinto ano da Rede Municipal e Estadual do município participaram da formação. No total foram realizados dez encontros em sala de aula com cerca de 1h30 de duração, desde o início do mês de março.
De acordo com o Sargento da PM e Instrutor do PROERD, Daniel Wille, o programa consiste em um trabalho conjunto entre a Administração Municipal, Secretaria de Educação, escolas, Polícia Militar e também das famílias dos estudantes, a fim de desenvolver atividades relacionadas ao respeito, limite, disciplina, voltadas à prevenção das drogas e a violência, preservando a saúde e a integridade física e mental.
Wille destaca que o PROERD tem por objetivo, prevenir o uso de drogas, auxiliar na tomada de decisões e fortalecer a auto estima das crianças, tornando-as capazes de resistir à pressão das más companhias tanto no uso de algum tipo de droga, quanto à prática de atos violentos.
Wille explica que a metodologia do PROERD busca fazer com que os alunos pensem nas consequências de suas escolhas, dando a eles a oportunidade de refletir antes de agir, baseado no Modelo de Tomada de Decisão PROERD.
O programa implantado pelo 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste já formou mais de 91.700 alunos na região, desses 3.020 são pertencentes ao município de Iporã do Oeste, das escolas de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, Escola de Educação Básica São Lourenço, Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF) e Centro Integrado de Ensino Rural (CIER).
Conforme o Sargento e Instrutor do PROERD, Daniel Wille, a próxima formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Combate à Violência deve acontecer no primeiro ou segundo semestre de 2025.
Foto(s): Neusa Beilke
Comentar pelo Facebook