cresol mobile

16.07.2020 às 10:26h - atualizado em 16.07.2020 às 12:21h - Cultura

São João do Oeste comemora a imigração alemã no Brasil

Anderson Luís

Por: Anderson Luís Itapiranga - SC

São João do Oeste comemora a imigração alemã no Brasil

Continua depois da publicidade

Eventos culturais foram afetados como todas as demais programações suspensas pela pandemia. A Semana Alemã foi transferida para 2021. A décima segunda edição da Deutsche Woche seria realizada no período de 19 a 25 de julho.

Segundo o coordenador da Semana Alemã, André Klunk, a festa foi transferida, porém algumas atividades estão ocorrendo durante o mês. Ele lembra que 25 de julho marca as comemorações pelo Dia do Colono e Motorista e também da imigração alemã no Brasil. Em São João do Oeste esta data é comemorada e enaltecida com pequenas ações possíveis e viáveis neste momento de pandemia. No último domingo, dia 12, teve missa no idioma alemão e também já foi realizada uma live com a Bandinha do Bierwagen.

Outras atividades estão sendo pensadas envolvendo os grupos culturais do município com a coordenação da Associação Cultural Alemã de São João do Oeste. Segundo André Klunk, estão sendo respeitadas as restrições dos decretos do governo do estado que impedem ensaios e apresentações culturais. Ele diz que atividades culturais já fazem parte da rotina da cidade no mês de junho e neste ano a situação precisa ser reavaliada. Lembra que a Deutsche Woche foi cancelada em decisão conjunta de várias entidades. Ele chama atenção para a importância que o evento tem para o município, aquecendo a economia com a presença de turistas.

Destaca ainda que o trabalho nas atividades culturais foram afetadas com maior impacto em alguns setores. Os grupos de danças estão totalmente parados, pois não é possível respeitar o distanciamento.

Mesmo assim, a Associação Cultural Alemã de São João do Oeste mantém aulas com vários grupos. Atividades foram adaptadas e seguem protocolos de prevenção. Entre as entidades que fazem parte da Associação Cultural estão o grupo folclórico Liebe Zum Tanz com todas as suas categorias, corais das comunidades, grupo de teatro, orquestra Clave de Sol, grupo Vocal Gold Stimenn, além de aulas de canto e música.

Klunk observa que a orquestra e banda municipal estão realizando ensaios adotando critérios específicos em virtude da pandemia, incluindo espaços adequados. As aulas seguem outros sistemas educacionais com plataforma de ensino à distância com acompanhamento dos professores de música. O retorno gradativo e parcial inclui ainda aulas de música, instrumentalização e curso de teatro, respeitando as restrições que estabelece presença apenas de alunos maiores de 14 anos e distanciamento.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.