16.06.2022 às 08:35h - Economia
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, 15, por unanimidade, elevar a taxa Selic de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano, registrando um aumento de 0,5 ponto percentual.
Com o 11º aumento seguido na taxa básica de juros da economia, a Selic chega ao maior patamar desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano.
No comunicado divulgado nesta quarta-feira, 16, o Copom diz antever um novo avanço da Selic na próxima reunião, marcada para o início de agosto. O aumento será "de igual ou menor magnitude", diz o comitê.
O aumento anunciado nesta quarta já era esperado pelo mercado financeiro com base em sinalização do Copom na reunião anterior, em abril. Na ocasião, o BC informou que pretendia elevar a taxa novamente, mas em menor intensidade do que o avanço anterior de um ponto percentual.
O Copom disse ainda que a inflação aos consumidores observada no Brasil "seguiu surpreendendo negativamente", tanto em aspectos mais passageiros quanto em tendências mais permanentes.
O objetivo da alta no juro é tentar conter o aumento da inflação.
Fonte: g1
Comentar pelo Facebook