16.06.2022 às 19:36h - atualizado em 16.06.2022 às 19:45h - Educação

Novas tecnologias modernizam ensino na Regional de Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Novas tecnologias modernizam ensino na Regional de Itapiranga
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A Coordenadoria Regional de Educação de Itapiranga possui vários projetos com novas tecnologias em sala de aula. A transformação é ampla e está mudando o modelo de ensino.

Conforme o professor do Núcleo de Tecnologias Educacionais, Leandro Mayer, o momento é de grandes alterações. Materiais utilizados em outros períodos estão ficando para a história com o surgimento de novos mecanismos. O avanço da tecnologia exige dedicação e adequações dos profissionais da educação.

Ele elogia o alto investimento feito pelo governo estadual para uma grande transformação nas tecnologias usadas em sala de aula e necessárias na evolução. Mayer cita como exemplos os diários dos professores que não tem mais material físico e sim tudo passou para sistemas que permitem o acompanhamento por parte dos alunos e pais.

O professor Leandro Mayer lembra que desde o ano passado os professores da rede estadual receberem notebooks para o trabalho individual. É uma ferramenta pedagógica aos professores para ministrar melhor suas aulas no ambiente de sala de aula ou de forma virtual, como ocorreu na pandemia. O Núcleo de Tecnologias Educacionais também já trabalha na instalação de modernos laboratórios de informática. Mayer informa que já foram contemplados neste ano o CEJA de Itapiranga, além das escolas Porto Novo, Humberto Machado, Ludgero Wiggers, Vendelino Seidel, Balduino Rambo e São Vicente. A meta é até o fim do ano ter novos laboratórios em todas as escolas dos quatro municípios da Coordenadoria Regional de Educação.

Leandro Mayer aponta como grande conquista na área das tecnologia, as lousas digitais. Ele afirma que este sistema deixa bem no passado os quadros que já tiveram uso de giz e canetão e agora são iterativos com lousa digital. As escolas já possuem pelo menos um equipamento e agora será expandido para as salas de aula. O professor do Núcleo de Tecnologias Educacionais informa que a Escola Vendelino Seidel de Iporã do Oeste recebeu 10 lousas digitais e terá esta tecnologia em todas as salas de aula.

Mayer explica que o professor terá total interatividade com o quadro a partir de um sistema de projeção específica do computador. Ele faz um comparativo que o professor terá um celular do tamanho do quadro da sala de aula para aplicar os conteúdos de forma digital e interativa.

Os professores já estão sendo capacitados e mostram grande interesse nas novas tecnologias. As mudanças iniciaram de forma mais forte com a pandemia. Leandro Mayer afirma que as aulas no sistema remoto desafiaram os profissionais da educação e agora os processos de mudanças são mais fáceis. Ele reconhece que uns professores possuem mais facilidade, enquanto outros precisam de maior auxilio até dominar as tecnologias que estão sendo implantadas. O Núcleo de Tecnologias Educacionais trabalha na capacitação dos profissionais da educação. Segundo Mayer, os recursos estão disponíveis e cabe o desafio de modernizar o sistema de ensino aprendizado.

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.