16.06.2022 às 08:18h - Geral

Itapiranga é oficialmente a Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga é oficialmente a Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito
Foto: Ascom

A lei que reconhece Itapiranga a Capital Catarinense do Cooperativismo de Crédito foi entregue nesta quarta-feira, 15, ao prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, e também ao presidente da Sicoob Creditapiranga, Simplício Meurer, por Gabriel Celuppi, representando a Deputada Estadual Marlene Fengler.

Quando apresentou o projeto em plenário, a parlamentar disse se tratar de uma questão de justiça com o município porque a primeira cooperativa de crédito de Santa Catarina foi fundada na localidade em 1932, quando ainda era conhecida como Porto Novo. Ao projeto, ela anexou um documento da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) reconhecendo o município de Itapiranga como pioneiro na implantação da modalidade no estado.

Marlene se baseou no livro "Memórias de uma Pioneira" para embasar a justificativa de apresentação da proposta. Pelo relato de mais de oito décadas de história da Creditapiranga, uma instituição financeira voltada às demandas da comunidade fundada por 41 sócios, à época, com o nome de Caixa Rural União Popular de Porto Novo, a ideia inicial era que a instituição prestasse serviços financeiros à população local.

Também, conforme o documento, a cooperativa liderou ações focadas no desenvolvimento de Itapiranga e região, além de financiar, no início dos anos de 1960, um estudo sobre os principais entraves ao desenvolvimento, propondo, como solução, uma série de ações que foram implantadas e constituíram, de forma decisiva, para a evolução econômica e social da região.

Foto(s): Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.