16.05.2025 às 08:17h - Educação
A administração municipal de Iporã do Oeste tem dado passos importantes na implementação do Programa Escola Integral, que teve início em 2023 e segue em expansão neste ano. Apesar dos avanços, o principal desafio enfrentado atualmente é a adaptação da infraestrutura das escolas para atender à nova realidade de ensino em tempo integral.
Conforme a secretária de educação, Lori Loebens Dill, a demanda crescente exige espaços adequados para a realização de oficinas e atividades no contraturno. Para suprir essa necessidade, o município tem utilizado estruturas como o centro multiuso, salas alternativas no CIEF e até o Centro de Convivência, onde ocorrem oficinas como a de culinária.
Além disso, o município tem investido em formação continuada para profissionais da educação, atualização do regimento escolar e reestruturação dos conselhos.
Lori avalia que a proposta do ensino integral, na qual os estudantes permanecem três dias a mais na escola com atividades que vão além do currículo tradicional, tem sido bem recebida por estudantes, famílias e equipe escolar, e salienta que se trata de uma iniciativa sem possibilidade de retrocesso, alinhada com diretrizes nacionais estabelecidas desde 2015.
A secretária de educação explica que o programa teve início na escola Cier e neste ano, foi estendido para a Educação Infantil da mesma instituição e para as turmas de 1º ano do Ensino Fundamental no CIEF.
Recentemente a proposta pedagógica da Educação Integral em Tempo Integral foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, formalizando a estrutura curricular adaptada para as novas atividades, incluindo oficinas realizadas no contraturno escolar.
Lori Loebens Dill destaca que o objetivo da secretaria de educação é ampliar o programa gradualmente, ano a ano, até atingir todas as turmas e níveis de ensino.
Comentar pelo Facebook