16.05.2022 às 15:45h - atualizado em 16.05.2022 às 19:24h - Polícia
O Maio Amarelo é um marco em busca de um trânsito mais seguro. A afirmação foi feita pelo aspirante a oficial do 11º Batalhão da Polícia Militar de Fronteira, Guilherme Mazzo. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter e disse que a PM se preocupa com o trânsito urbano 24 horas por dia durante todo o ano, mas o mês de maio é um símbolo desse trabalho com aumento das ações preventivas e repressivas. Na sexta-feira, por exemplo, a Polícia Militar realizou uma barreira especial e abordou mais de 200 veículos na Waldemar Rangrab com 20 notificações, sendo 12 de recusas a fazer o teste do bafômetro. Mazzo citou que a prevenção é importante, mas a repressão é necessária diante o expressivo número de acidentes e mortes no trânsito.
A maioria dos acidentes de trânsito na cidade são provocados por falta de atenção dos motoristas. Segundo Mazzo, o trânsito urbano tem uma fluidez muito boa e uma relativa segurança, mas o problema, de acordo com ele, está na falta de cuidado dos motoristas. Ele comentou que o número de acidentes é compatível com o tamanho da cidade e com o tamanho da frota. Mazzo destacou que o Maio Amarelo acontece exatamente para reforçar as informações que vão provocar a conscientização das pessoas para os cuidados básicos e também para evitar as infrações mais graves, como embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e deixar de usar o cinto de segurança.
Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia Militar emitiu 772 notificações por falta do uso do cinto de segurança. De acordo com Guilherme Mazzo, essa é principal ocorrência de trânsito na cidade. Outras 143 ocorrências foram pelo uso do aparelho celular ao volante. A PM também registrou 55 casos de recusa ao teste do bafômetro e 25 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. Mazzo citou que a questão do trânsito é tão importante que a PM destacou uma guarnição para monitorar esses casos no centro da cidade.
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook