16.05.2022 às 16:02h - Agricultura
A queda é acentuada a cada ano e iniciou de maneira mais significativa a partir de 2015. Atualmente o eucalipto deixou de ser um investimento atrativo, com redução gigantesca das áreas destinadas para o plantio visando madeira para lenha ou torra com destino a madeireiras.
O responsável pelo viveiro da prefeitura de Itapiranga, Bernardo Sehn, lembra que até o ano de 2014, o município chegou a produzir 800 mil mudas de eucalipto para atender a grande demanda dos proprietários de áreas rurais. A partir de 2015 o volume despencou em virtude dos preços serem menos atrativos, reduzindo a lucratividade. Em 2021 foram aproximadamente 50 mil plantas retiradas e neste ano menos de 20 mil foram encomendadas.
O responsável pelo viveiro municipal informa que atualmente estão disponível para pronta entrega 18 mil mudas e mais 20 mil em desenvolvimento. Conforme Bernardo Sehn, ainda é possível solicitar mudas para reflorestamento. As mudas nativas frutíferas incluem Pitanga, Cereja, Guabijú, Uvaia e Guabiroba. Também é disponibilizado mudas de árvores nativas para o reflorestamento como Guajuvira, Angico, Guatambu.
No ano passado foram entregues quase 50 mil mudas de árvores nativas. Salienta ainda que até 100 mudas a entrega ocorre direto no viveiro, sem necessidade de solicitação na Secretaria da Agricultura.
Comentar pelo Facebook