16.04.2025 às 10:00h - Geral
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou nesta terça-feira, 15, o Projeto de Lei 24/2025, de autoria de Marli da Rosa (PL), que institui como patrimônio histórico e cultural o programa de rádio “Saudades da Querência”, do CTG Porteira Aberta, no município de São Miguel do Oeste. O projeto foi aprovado em segundo turno por unanimidade, e segue ao prefeito para sanção.
Conforme o projeto, entende-se como patrimônio cultural o conjunto das manifestações práticas e conhecimentos técnicos que têm como fontes costumes, a memória e o imaginário das pessoas, transmitidos às gerações presentes e futuras pela tradição e pela identidade cultural vivenciadas no cotidiano das comunidades. Ainda conforme o projeto, inclui-se como patrimônio cultural todo o acervo iconográfico em vídeos, áudios, fotos e programas gravados, existentes do programa de rádio Saudades da Querência.
O projeto também prevê que o status de Patrimônio Histórico Cultural permite ao Município:
- Valorizar a cultura gaúcha como forma de salvaguardar um patrimônio do povo e dos artistas que participam desses costumes tradicionalistas, fortalecendo a identidade cultural da região e ampliando a visibilidade de projetos culturais.
- A oficialização da cultura gaúcha como Patrimônio Cultural é um reconhecimento simbólico enorme, valorizando os artistas e produtores culturais que mantêm essas tradições vivas.
- A cultura regional gaúcha, através do programa de rádio “Saudades da Querência”, ganha uma proteção e valorização que asseguram sua continuidade e desenvolvimento, beneficiando todos aqueles que se identificam com as tradições do Rio Grande do Sul.
“O programa de rádio ‘Saudades da Querência’, desenvolvido pelo CTG Porteira Aberta, é o programa de rádio mais antigo do Brasil, na modalidade de transmissão ao vivo. Inicialmente era transmitido pela então Rádio Colmeia e hoje continua a ser transmitido pela Rede Peperi na FM 99.9. Os participantes são gaiteiros, violeiros, instrumentistas diversos e vocalistas, todos pelo amor à tradição gaúcha e pelo zelo para com o Porteira Aberta”, ressalta a autora do projeto, vereadora Marli da Rosa.
A vereadora lembra que em 2025 o programa completa 66 anos, sem nunca ter sido interrompido. “Vivenciar a cultura gaúcha através do programa de rádio transmitido ao vivo todos os sábados à tarde, interruptamente, é de grandiosa importância para preservar nossos usos e costumes para as futuras gerações”, acrescenta.
“Há 66 anos no ar, o Saudades da Querência constitui inestimável canal de acesso à informação para parcelas significativas da população brasileira, levando música, alegria, entretenimento, cultura, tradição, informação e inovação”, complementa.
Durante a segunda votação do projeto, nesta terça, integrantes do programa Saudades da Querência e do CTG Porteira Aberta participaram da sessão e apresentaram músicas gauchescas.
Fonte: Ascom
Foto(s): Divulgação/ Ascom
Comentar pelo Facebook