16.04.2025 às 10:28h - Geral

Capacitação para Conselheiros Tutelares é realizada em Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Capacitação para Conselheiros Tutelares é realizada em Itapiranga
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

A Secretaria de Estado da Assistência Social realiza nesta semana capacitação do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Itapiranga. Segunda-feira, 15 e terça-feira, 16, conselheiros tutelares do Extremo Oeste de Santa Catarina participam de atividades. O encontro ocorre na Uceff tendo como público-alvo os conselheiros tutelares dos municípios da região. Participam representantes da Ameosc, Amerios e Amnoroeste.

Durante a capacitação são tratados assuntos como as atribuições e conceitos básicos do Conselho Tutelar, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência.

O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, o Sipia CT busca nova abordagem sobre o tema. Segundo a coordenadora estadual do Sipia CT, Joice Gomes, capacitar os conselheiros tutelares é fundamental para garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, já que é no Sipia CT que são registradas e tratadas as informações sobre esse público.

O novo sistema Sipia CT foi pensado para melhorar a utilização da plataforma, dando mais agilidade e efetividade ao trabalho dos conselheiros. Ele registra e trata informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

A Coordenadora Estadual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, Adriana Kincheski, explica que o programa foi criado pelo governo federal em 2003, mas a partir do ano passado, começou a ser implementado em Santa Catarina. Ela menciona que a demanda é crescente em todo estado, principalmente no Norte.

A Coordenadora explica que a maioria dos casos está relacionada a vulnerabilidade e problemas com os pais. Ressalta ainda que existem muitos envolvidos com criminalidade, sendo ameaçados por facções, geralmente por narcotráfico. Segundo Adriana, a formação desta semana é o primeiro contato dos conselheiros tutelares da região Extremo Oeste com o programa.

Foto(s): Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.