16.04.2022 às 11:41h - atualizado em 16.04.2022 às 21:40h - Saúde

Enfermeira da região que reside na Itália diz que cuidados com a Covid devem ser mantidos

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Enfermeira da região que reside na Itália diz que cuidados com a Covid devem ser mantidos
Foto: Cristian Kaiser/Rede Peperi

Uma reunião do Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde realizada nesta quarta-feira, 13, decidiu que por enquanto, não será rebaixado o status de pandemia de coronavírus em todo o mundo.

De acordo com a mestra em enfermagem e doutoranda em ciências da saúde, natural de Iporã do Oeste e residente na Itália, Maiara Schoenninger, no contexto geral é importante destacar que embora a vacinação tenha acontecido de modo efetivo em boa parte dos países, os cuidados básicos com o uso de máscara e a higiene pessoal seguem sendo indispensáveis para o enfrentamento da pandemia.

Ela observa que a Covid-19 surgiu na China, que voltou a registrar aumento de casos nas últimas semanas, motivando novas ações e restrições para conter o vírus, assim como acontece na Europa, onde o uso de máscara segue sendo obrigatório, principalmente em locais fechados. A mestra em enfermagem e doutoranda em ciências da saúde destaca que seguindo a linha de pensamento do surgimento da pandemia na China, avançando pela Europa e depois pelas Américas, existem projeções de que o Brasil possa viver uma terceira onda de casos de Covid-19.

Maiara Schoenninger observa que ainda existe resistência da população para a aplicação da terceira dose de reforço da vacina e destaca que estudos apontam que o reforço contra a Covid-19 deverá ser anual, assim como acontece com a vacina da influenza. Ela observa que na Itália houve maior incentivo do Governo para que a população aderisse às campanhas de imunização e que apesar disso, no Brasil se observa redução no número de casos confirmados.

Ela também demonstra preocupação com a dengue, doença que não existe na Europa e que no Brasil pode ofuscar a testagem de Covid-19, além de sobrecarregar ainda mais os profissionais da saúde pelo alto número de casos que vem sendo registrados no país nas últimas semanas.

Ouça a entrevista completa CLICANDO AQUI.

Foto(s): Cristian Kaiser/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.