Publicidade

16.04.2018 às 09:03h - atualizado em 16.04.2018 às 10:15h - Saúde

Enfermeira afirma que contrair gripe após a vacina contra influenza é mito

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

De acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde de São João do Oeste, Celina Lasarotto Grasel, 2018 já é o 20º ano de campanha de vacinação contra a influenza, que cada vez tem contemplado mais pessoas no grupo prioritário.

A enfermeira explica que a vacina da influenza, conhecida popularmente como a vacina contra a gripe, é uma das formas mais eficazes de prevenir a influenza grave e que gera complicações na saúde do paciente.

Celina destaca que existem diferentes vacinas contra a influenza e o que muda é a composição e as indicações que levam em conta a faixa etária.

A vacina que é recebida nas unidades de saúde é produzida conforme os vírus que circulam no ano anterior, e normalmente são vacinas tri valentes, ou seja, são eficazes para combater três tipos de vírus: A, B e C de influenza.

A enfermeira garante que a vacina contra a gripe é segura e as suas reações são apenas no local da pele onde for aplicada, como dor e vermelhidão.

Celina Lasarotto Grasel lembra que a vacina não imuniza contra resfriados, que é causado por um vírus diferente da gripe. A enfermeira afirma que há um mito de que, assim que a pessoa aplicou a vacina, está sujeita a pegar uma gripe forte, o que não é verdade, porque o vírus já está no organismo da pessoa e pode se manifestar mesmo depois da vacinação.

Celina enfatiza que, como a proteína do ovo é usada na fabricação da vacina, ela é contra indicada para pessoas que tem alergia ao alimento.

A enfermeira comenta que, desde a pandemia em 2009 contra a H1N1, as pessoas que não eram do grupo prioritário passaram a procurar a vacina na rede particular, e por isso hoje tantos estabelecimentos particulares oferecem a vacinação.

Continua depois da publicidade

Advocacia Fávero
Nedel Celulares.
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.