16.03.2021 às 17:14h - Educação

Novos modelos de ensino são avaliados como positivos pela Regional da Educação

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Novos modelos de ensino são avaliados como positivos pela Regional da Educação

A Regional de Educação de Itapiranga possui 15 educandários e vários registram situação tranquila no retorno das aulas presenciais. São três modelos pedagógicos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação para os alunos do ensino fundamental, séries finais e ensino médio.

Estrutura é considerada segura para atender os estudantes. Maior demanda está no sistema 50%, escola e casa, com uma semana de aula presencial e outra semana com atividades em casa. O coordenador Regional de Educação, Vilson Von Borstel, faz avaliação positiva do momento atual com os alunos em sala de aula. Segundo ele, diretores, professores e alunos possuem relatos positivos do modelo 100% presencial e também de 50%.

Ajustes nas escolas são necessários diariamente para evitar aglomeração e garantir a segurança de acordo com os protocolos da saúde. O coordenador regional elogia o profissionalismo dos diretores, que buscam medidas para proporcionar tranquilidade aos alunos e familiares.

Vilson Von Borstel afirma que Escola Polo é outra situação. Este modelo está sendo oferecido por necessidade, pois não teria condições do mesmo professor trabalhar em dois sistemas, o presencial e o remoto. No ano passado todos os alunos estavam no modelo remoto de ensino e por isso os profissionais da escola onde o estudante estava matriculado era os responsáveis pelas aulas nas plataformas.

Von Borstel ressalta que a Escola Polo é uma novidade que está sendo criada para atender especificamente os alunos que necessitam de aulas a distância. No início do projeto, a Regional de Educação recebeu 110 alunos, agora já são mais de 300 alunos matriculados na Escola Polo.

A migração é permitida de um sistema parta o outro. Vilson Von Borstel lembra que os municípios e as escolas possuem autonomia para definição do modelo pedagógico a ser adotado. O 100% presencial em todas as turmas ocorre apenas na escola da Linha Conceição, interior de Itapiranga. Outros educandários possuem os dois sistemas, 100% e grupos por semana.

O coordenador lembra que nas 15 escolas de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste, são 3.500 alunos e cerca de 360 professores.

Itapiranga e Iporã do Oeste já retornaram com aulas presenciais. Tunápolis terá nova avaliação nos próximos dias, porém com expectativa de retorno na próxima semana. Santa Helena tem previsão de retorno somente para 05 de abril. São João do Oeste realizou avaliação na tarde desta segunda-feira, 15, e segue com retorno indefinido. No dia 22 terá nova reunião do Comitê de Crise para definição sobre a volta dos alunos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.