16.03.2018 às 09:28h - atualizado em 16.03.2018 às 09:45h - Geral

Outono deverá ser marcado por chuva abaixo da média em Santa Catarina

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Outono deverá ser marcado por chuva abaixo da média em Santa Catarina
Foto: Marcos de Lima / Rede Peperi

Continua depois da publicidade

A Epagri/Ciram divulgou a previsão climática em Santa Catarina para os meses de março, abril e maio de 2018, com a chegada do Outono. Até o fim de março, a chuva deve ficar abaixo da média na maioria das regiões, com exceção nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde chove um pouco acima da média. Nos meses de abril e maio, todas as regiões de SC tendem a ficar com chuva abaixo da média.

O destaque é que até o final do verão e início de outono podem ocorrer temporais com granizo e ventania, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. A média mensal é de 110mm a 140mm do Oeste ao Planalto e mais alta no Litoral e Vale do Itajaí, de 150mm a 200mm.

Nas primeiras semanas de março, ocorreram chuvas de curta duração, típica de verão, entre a tarde e noite, por vezes também na madrugada. A partir da segunda quinzena de março, com a chegada do outono no dia 20, a chuva de verão diminui, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva, em Santa Catarina. Geadas e nevoeiros estão previstos a partir dessa data, especialmente na Serra catarinense e Sul do Estado.

Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal é de 100mm a 170mm, sendo mais alto no Planalto e Litoral. A partir de maio, o frio chega com temperaturas baixas e possibilidade de neve, especialmente na Serra. Ainda há previsão de ocorrer o veranico, aqueles dias de temperaturas mais altas no meio do Outono.

São características do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio. Também ocorrem as chamadas grande amplitude térmica diária, que é a diferença de temperatura mínima e máxima e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Continua depois da publicidade

Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.