16.02.2024 às 15:58h - atualizado em 16.02.2024 às 16:50h - Faismo

Agroindústria de SMO recebe Selo Arte na Faismo 2024

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Agroindústria de SMO recebe Selo Arte na Faismo 2024
Foto: Jorge Hajdasz

O Espaço Rural, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Piscicultura e da Epagri, na Faismo 2024, foi palco da solenidade de entrega do Selo Arte à Salumeria Nonno Luigi, durante as comemorações dos 70 anos de São Miguel do Oeste, na tarde desta quinta-feira, 15. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) entregou o selo arte para 11 produtos da empresa, que é o primeiro estabelecimento de produtos cárneos do Departamento Regional de São Miguel do Oeste a receber a certificação e o processo com o maior número de produtos aprovados em uma só vez.

O evento reuniu, além dos proprietários da Salumeria Nonno Luigi, Loivi Bertoldi e Andressa Schoeninger, autoridades, lideranças, amigos, familiares e colaboradores da Agricultura, Epagri e Cidasc. A concessão do Selo Arte é competência dos órgãos estaduais de Agricultura e, em Santa Catarina, esta atividade é coordenada pela CIDASC, por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DEINP). “Temos como missão executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de SC. A Salumeria está de parabéns pela qualidade que apresenta, além da fabricação individualizada e genuína, mantendo a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais”, afirmou Manuela Rocha, Gestora Regional da CIDASC.

Conforme o proprietário Loivo Bertoldi, a Salumeria Nonno Luigi é uma empresa familiar que se dedica à produção artesanal de carnes maturadas e embutidos, resgatando os costumes da família de origem italiana. “Esta certificação é uma conquista que representa a viabilização técnico-econômica e possibilita a comercialização em todo o território nacional. Nós respeitamos a origem, o tempo e o clima de cada etapa da produção. A qualidade é um desafio constante, mas também uma paixão que nos move”.

De acordo com a Médica Veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da secretaria de Agricultura, Tatiane Brancalione, o processo de obtenção do selo inicia pela aprovação dos memoriais descritivos de fabricação e rotulagem pelo SIM, que é encaminhado para o DEINP para aprovar se o produto se enquadra como artesanal e conceder o Selo Arte. “Com este selo, o estabelecimento que tem o Registro de Inspeção Municipal, poderá comercializar seus produtos em todo o Brasil”.

Fonte: Ascom SMO

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.