16.02.2018 às 07:40h - atualizado em 16.02.2018 às 07:46h - Esportes

Conmebol analisa gestos racistas de torcedores contra o Grêmio

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Conmebol analisa gestos racistas de torcedores contra o Grêmio

O Independiente deve ser punido mais uma vez pela Conmebol por conta dos gestos racistas de sua torcida. Durante a final da Recopa contra o Grêmio, nesta quarta-feira, no estádio Libertadores de América, em Avellaneda, torcedores foram flagrados nas arquibancadas imitando macacos em provocação ao setor em que estava a torcida do Grêmio.

O tribunal disciplinar da Conmebol já analisa as imagens do caso e abrirá um expediente para analisar uma nova punição ao clube argentino. Como é reincidente, o Independiente pode até ser enquadrado no artigo 43 do Regulamento Disciplinar da entidade, que pode até gerar exclusão da Recopa. Mas o caso tende a se resolver somente após o jogo de volta na próxima semana, na Arena, já que o clube argentino terá prazo para apresentar defesa, seja por escrito ou em audiência.

Na última semana, o Independiente foi multado em US$ 15 mil porque parte de sua torcida havia feito os mesmos gestos direcionados a torcedores do Flamengo na final da Copa Sul-Americana do ano passado. Na ocasião, o Independiente publicou nota de repúdio à atitude dos torcedores envolvidos e pediu desculpas ao clube carioca.

Segundo o regulamento disciplinar da Conmebol, no primeiro parágrafo do artigo 14, "qualquer pessoa que insulte ou atente contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, etnia, idioma, credo ou origem será suspensa por pelo menos cinco partidas ou por período de tempo específico".

O segundo parágrafo estipula que "qualquer associação membro ou clube cuja torcida incorra em comportamentos descritos no parágrafo anterior será sancionado com uma multa de pelo menos TRÊS MIL DÓLARES AMERICANOS (USD 3.000)."

Fonte: ZH

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.