16.01.2026 às 17:30h - atualizado em 16.01.2026 às 17:37h - Geral

Tunápolis inicia ano com orçamento superior a 50 milhões para obras e investimentos

Arlei Silveira

Por: Arlei Silveira Iporã do Oeste - SC

Tunápolis inicia ano com orçamento superior a 50 milhões para obras e investimentos
Foto: Ascom Tunápolis

Tunápolis entra em um ano especial. É o ano da Efacitus (Exposição Feira Comercial, Industrial e Agrícola de Tunápolis). E a administração municipal já iniciou os preparativos para a feira, marcada para os dias 24, 25 e 26 de abril. Conforme o secretário municipal de administração e finanças do município, Sérgio Eidt, a coordenação do evento está definida e os trabalhos começaram ainda no ano passado. Neste início de ano, a prioridade é a organização dos processos licitatórios e da estrutura do evento. Sérgio relata que o lançamento oficial da Efacitus ocorrerá entre o fim de fevereiro e o começo de março. Os shows também seguem em fase de definição e devem ser anunciados no lançamento.

Além da feira, o município trabalha com um orçamento superior a 50 milhões de reais para 2026. De acordo com Sérgio Eidt, secretário municipal de administração e finanças de Tunápolis, os recursos garantem uma série de obras e investimentos.

Na área de infraestrutura, por exemplo, o asfaltamento avança. Nesta semana, foi finalizado um trecho importante na área urbana. Na sequência, começam obras em outras ruas da cidade. Ao todo, oito ruas devem receber asfalto. A meta é praticamente zerar a pavimentação pendente no perímetro urbano. Outras vias, na saída do município, também estão em fase de projeto.

Segundo Sérgio Eidt, há ainda projetos maiores em andamento. Entre eles, ajustes no acesso à Linha São Pedro para enquadramento no programa Estrada Boa, do Governo do Estado. Na educação, está prevista a ampliação da creche, que dará lugar a uma nova escola. O município já adquiriu a área para a obra. Também estão no planejamento reformas e ampliações de ginásios. Fátima, Pitangueira, São Pedro e a sede do município estão na lista.

Sérgio Eidt relata ainda que na estrutura administrativa, não há mudanças e que mesmo sendo ano eleitoral, a administração avalia o cenário com tranquilidade. Recursos já foram articulados em 2025, com agendas em Brasília e Florianópolis. Agora, o foco é executar projetos, cumprir contrapartidas e transformar recursos em obras.

Sérgio Eidt reforça que, em Tunápolis, o ano começa com obras, planejamento e expectativa alta para a realização da Efacitus.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.