16.01.2026 às 08:35h - atualizado em 16.01.2026 às 08:42h - Geral

Frente fria derruba temperaturas para 5°C e reacende risco de geada no Brasil

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Frente fria derruba temperaturas para 5°C e reacende risco de geada no Brasil
Foto: Meteored/ND Mais

Uma nova frente fria avança pelo Brasil e deve provocar queda acentuada das temperaturas nas regiões Sul e Sudeste, com risco de geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Segundo o Meteored, esta é a segunda ocorrência incomum do fenômeno em pleno verão de 2026.

Associada ao sistema, uma massa de ar frio também deve trazer alívio para o calor intenso registrado nos últimos dias, especialmente no Sul do país.

Quando a nova frente fria ingressa no Brasil

De acordo com o Meteored, a frente fria começa a ingressar no território brasileiro já nesta sexta-feira, 16, pela fronteira do Rio Grande do Sul. O contraste térmico, após dias com temperaturas acima dos 35°C no estado, deve favorecer a formação de tempestades intensas em solo gaúcho.

O maior potencial para temporais, com possibilidade de granizo, está previsto a partir da madrugada, principalmente no Oeste gaúcho.

As instabilidades devem persistir ao longo do dia, acompanhadas de rajadas de vento superiores a 50 km/h. No fim de semana, o sistema avança em direção ao Sudeste, espalhando instabilidade por todo o Centro-Sul do país. Já a massa de ar frio começa a atuar com mais força entre domingo (18) e segunda (19).

Ela deve derrubar temperaturas mínimas para abaixo dos 15°C no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Centro-Leste do Paraná. Na terça-feira (20), o alerta se intensifica para a formação de geada. Nas serras Gaúcha e Catarinense, as mínimas devem ficar até 8°C abaixo da média climatológica.

No Sudeste, as temperaturas mínimas também devem ficar até 5°C abaixo da média em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em áreas de maior altitude, o modelo de previsão ECMWF, considerado um dos mais confiáveis pelo Meteored, indica que os termômetros podem alcançar valores próximos de 5°C. Vale destacar que a sensação de frio mais intensa tende a se concentrar na faixa Leste do Centro-Sul do país.

Nessas áreas, as temperaturas máximas devem permanecer abaixo dos 20°C, incluindo regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Fonte: ND+

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.