16.01.2025 às 09:41h - atualizado em 16.01.2025 às 09:45h - Agricultura
A Prefeitura de Iporã do Oeste está avaliando a assinatura de um acordo com a empresa Compoeste de São João do Oeste, responsável pela recolha de carcaças na região.
Conforme o secretário de Agricultura e Obras do município, Roque Marx, a legislação vigente, desde 2017, não permite o enterro de animais, no entanto o procedimento ainda ocorre, uma vez que a empresa que vinha recolhendo as carcaças acabou encerrando os trabalhos à alguns anos.
O sistema de compostagem atende a nova legislação e a empresa Compoeste vem firmando parcerias com os municípios da Ameosc para retomar os serviços.
Roque Marx afirma que a empresa te fez uma proposta e a mesma está sendo avaliada pela administração e para firmar uma parceria, precisará criar uma nova legislação municipal que deverá passar pela câmara para depois firmar parceria.
Roque Marx entende que outros municípios já adotaram modelos de parceria com a empresa, com contribuições das prefeituras que variam entre 60% e 100% do valor da coleta, e essa é outra questão que está sendo estudada pela administração municipal.
Marx ressalta que o objetivo é colaborar com o agricultor, no entanto buscando negociar o melhor preço na parceria que somente será firmada após aprovação de uma nova lei municipal relacionada à recolha de carcaças no município.
Comentar pelo Facebook