15.12.2022 às 11:35h - Geral
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste juntamente com as extensões de base de Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita participou no mês passado de um treinamento sobre as mudanças envolvendo as notas de produtor rural.
Conforme o presidente, Lírio Wathier, o momento foi importante principalmente para os agricultores que a partir do ano que vem terão que emitir notas fiscais eletrônicas e não mais por meio do tradicional bloco de produtor rural.
Ele afirmou que após a formação realizada, os funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste estão habilitados para efetuar e também auxiliar os produtores na emissão das notas fiscais eletrônicas.
De acordo com ele, atualmente o índice de produtores que fazem a emissão eletrônica é baixo na região e esse quadro precisa ser mudado urgentemente. Segundo Wathier, a situação vem gerando preocupação aos sindicatos, principalmente pelas dificuldades existentes no interior, como a falta de estrutura, conhecimento específico e uma internet de qualidade.
O sindicalista lembrou que todos os agricultores serão obrigados a emitir a nota fiscal eletrônica a partir de julho de 2023. Questionado se de fato esse novo formato vai funcionar na região Extremo-Oeste ele destacou que a lei exige esse procedimento e nos casos de dificuldades as famílias devem buscar auxílio com o sindicato e suas extensões de base.
Ele salientou que nenhum caminhão poderá transportar qualquer produto sem essa nota emitida e por isso os agricultores precisam estar atentos. Wathier elogiou uma iniciativa de Bandeirante, onde uma família será treinada na comunidade para auxiliar as demais nesse quesito.
Comentar pelo Facebook