15.12.2022 às 07:58h - atualizado em 15.12.2022 às 08:41h - Saúde
O Instituto Santé vai administrar a sétima unidade hospitalar no Extremo Oeste de Santa Catarina. O contrato de gestão com o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste inicia em 02 de janeiro de 2023.
Conforme o Diretor Executivo do Instituto Santé, Jeferson Gomes, a missão é de levar para a comunidade mais especialidades, acesso a exames e procedimentos. Cita que o hospital de São João do Oeste tem boa estrutura, incluindo uma ala de internação de longa permanência. A meta é reduzir o número de deslocamentos de pacientes em busca de tratamento especializado em outras cidades da região.
Gomes admite a necessidade de ajustes para melhorar a estrutura elétrica com gerador, além de adequações de licenças ambientais. São estruturas importantes para sustentar o aumento de demanda no atendimento. O hospital possui boa sala cirúrgica que permite a realização das cirurgias para reduzir a fila de espera.
Jeferson Gomes afirma que a prioridade número um é atender as principais necessidades do município. O planejamento de ações já começou com diversos encaminhamentos ainda em dezembro. Segundo o Diretor Executivo, a partir de fevereiro médicos especialistas já estarão atendendo em São João do Oeste. Gomes cita como exemplos atendimentos em Espirometria, Densitometria Óssea e Dermatologia.
Outro foco será na realização de mutirão mensal de oftalmologia para reduzir o movimento acumulado e ainda ampliar serviços que não são prestados atualmente. Nesta semana ocorreu reunião com a administração do hospital, gestores e equipe técnica da saúde do município para apontar as principais carências de São João do Oeste em especialidades. Estiveram presentes o prefeito Genésio Anton, Vice Rudi Rasch, Secretário da Saúde Paulo Rech, Diretor Executivo do Instituto Santé, Jeferson Gomes e diretor do Hospital Sagrada Família Janir Bach que vai conciliar a gestão no início dos trabalhos no Hospital Santa Casa Rural.
A parceria com o Instituto Santé foi aprovada por unanimidade em assembleia extraordinária do Hospital Santa Casa Rural. O benefício apontado está em uma gestão profissional, onde todo o patrimônio continuará sendo da comunidade. A população será beneficiada, com ofertas de serviços especializados e o legado dos antecessores estará protegido e será mantido.
Os hospitais que já são administrados pelo Instituto Santé são Dionísio Cerqueira, São José do Cedro,
Guaraciaba, Itapiranga, Caibi e o Regional Terezinha Gaio Basso.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook