15.12.2022 às 11:17h - Religião

Após cinco anos, padre Ivo Oro é transferido da paróquia São Miguel Arcanjo

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Após cinco anos, padre Ivo Oro é transferido da paróquia São Miguel Arcanjo
Foto Arq: Marcos de Lima/Portal Peperi

A Diocese de Chapecó divulgou na última terça-feira, 13, a relação de transferências de padres e realocação de equipes paroquiais das paróquias pertencentes à Diocese. O procedimento é normal e ocorre sempre no final de cada ano.

Na paróquia São Miguel Arcanjo a mudança é em relação ao padre Ivo Oro. De acordo com o documento, ele foi transferido para Chapecó onde será o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em São Miguel do Oeste, ele exerce a função de vigário paroquial e conforme ele, as transferências são normais na vida dos padres diocesanos justamente pela questão de serem padres da Diocese e não de paróquias específicas, como no caso, a São Miguel Arcanjo.

Ivo explicou que a reunião que definiu as transferências dos padres na Diocese de Chapecó ocorreu na semana passada e as decisões foram tomadas pelo Conselho de Presbíteros juntamente com o bispo Dom Odelir e demais lideranças. Segundo ele, esse conselho também é responsável por outros encaminhamentos tomados na Diocese.

Ele destacou que as transferências servem para potencializar o trabalho de cada padre, além de atender as necessidades da Diocese como um todo. Ele lembrou que nos próximos dias completará cinco anos de atuação na paróquia São Miguel Arcanjo e vai permanecer na região até o final da primeira semana de janeiro, começando de fato em Chapecó a partir da segunda quinzena do mês que vem.

A paróquia que Ivo Oro será responsável a partir do ano que vem foi criada há um ano e abrange 12 comunidades. Ele comentou que essa é a mais nova paróquia da Diocese de Chapecó e abrange a região do trevo de Chapecó, Cordilheira Alta e demais bairros e comunidades do interior.

Questionado sobre o período que esteve em São Miguel do Oeste, ele classificou como um momento fundamental e desafiador, visto o tamanho da paróquia São Miguel Arcanjo. Ele disse que além de vigário paroquial, exerceu outras funções em conjunto com as lideranças dos cinco municípios da região Extremo-Oeste de Santa Catarina.

O pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, Cleto Stülp garantiu que no documento de transferências dos padres da Diocese de Chapecó também ficou definido que a paróquia vai receber outro padre. De acordo com ele, a unidade é uma das maiores da Diocese juntamente com Chapecó, São Lourenço do Oeste e Xanxerê e por isso três padres são fundamentais para desenvolver o trabalho em todas as comunidades.

Ele explicou que o novo padre é Francisco Jairo Ribeiro Linhares. Cleto pontuou que Francisco vem para a região através do projeto “Igrejas Irmãs”. Ele lembrou que o novo padre atua em Sobral no Ceará e chegará na segunda quinzena de janeiro para assumir a função de vigário paroquial na paróquia São Miguel Arcanjo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.