15.11.2021 às 14:14h - Geral
A associação Betânia de São José do Cedro busca implantar o Lar dos Idosos no município.
O presidente da entidade, Ismael Batista relatou que este projeto passou a ser estudado depois de perceber a necessidade de haver este lar. Ele explicou que este projeto está sendo trabalhado através das ILPIS que trabalham em duas modalidades, uma na permanência por tempo indeterminado da pessoa idosa e outra pelo período diurno, ou seja, a família deixaria o idoso aos cuidados do Lar e retornaria para pegá-lo no final do dia. ,
Atualmente os idosos são tratados como crianças devido a preocupação dos familiares, desta forma tirando a autonomia do idoso. Por isso, o Lar dos Idosos iria trabalhar com a independência dele conforme a disposição de visita de cada um, garantiu o presidente.
A Associação está visitando outras unidades no estado de Santa Catarina para aprimorar o projeto desenhado pela entidade. Ele salientou que o Lar dos Idosos também deverá abordar os vínculos familiares, sendo que eles não podem ser deixados e esquecidos pela família.
O presidente explicou que a Associação Betânia poderá firmar um convênio com a prefeitura para atender aqueles idosos cujas famílias não conseguem pagar um Lar ou aqueles que vizinhos acabam cuidando.
Ismael Batista salientou que os idosos de famílias financeiramente estáveis poderão solicitar o abrigo do idoso, mas sem o serviço custeado pelo município. Ele destacou que a entidade também irá buscar convênio com outros municípios da região visando oferecer vagas aos idosos. O presidente comentou que esteve debatendo este assunto junto ao secretário de Assistência Social que também ressaltou a importância da implantação de um Lar dos Idosos. Sendo que São José do Cedro possui dois idosos em abrigos fora do município.
Comentar pelo Facebook