15.10.2025 às 07:49h - Saúde

SC recebe doses de antídoto importado para casos de intoxicação por metanol

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

SC recebe doses de antídoto importado para casos de intoxicação por metanol
Foto: Divulgação, NSC Total

Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde 56 unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. Um lote de 2,5 mil unidades do medicamento, que até então não estava disponível no país, foi importado pelo ministério através do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A compra inédita foi feita com a subsidiária de uma empresa japonesa, oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

— Já temos no Brasil o etanol disponibilizado em todas as unidades da federação. As compras foram realizadas pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e os hospitais de clínicas já contam com esse insumo. O que estamos oferecendo agora é uma segunda opção, o fomepizol, adquirido via Opas com apoio da Anvisa: são 2.500 ampolas que já estão sendo entregues. O objetivo é que todos os estados do país tenham à disposição tanto o etanol quanto o fomepizol — disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Mariângela Simão.

Conforme a necessidade e o surgimento de novos casos, os estados poderão solicitar novas remessas. O número de ampolas por estado foi definido considerando a população de acordo com o Censo do IBGE.

O fomepizol é uma alternativa ao tratamento com etanol farmacêutico que oferece alta eficácia e segurança, e impede que o metanol seja metabolizado em ácido fórmico, evitando acidose metabólica. A oferta do produto é limitada mundialmente.

O Ministério da Saúde deve receber nos próximos dias uma doação de mais 3,8 mil ampolas de etanol farmacêutico da Cristália Produtos Químicos e Farmacêutico, que se somarão aos 4,3 mil entregues aos estoques do SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Ebserh.

Até a atualização desta segunda-feira (13), foram 213 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas, sendo 32 confirmadas e 181 que seguem em investigação. Foram registrados 5 óbitos em São Paulo e outros 9 são investigados.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.