15.10.2025 às 14:55h - Geral
Apesar do apagão que atingiu o país nesta semana, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil não precisará recorrer ao horário de verão em 2025. Segundo ele, o país tem hoje uma "segurança energética completa e absoluta".
A declaração foi feita nesta terça-feira, 14, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Silveira explicou que o comitê de monitoramento do setor elétrico acompanha a situação mês a mês e que os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis satisfatórios.
“Nós estamos completamente seguros que não precisamos do horário de verão este ano. Se fosse necessário, teríamos coragem de implementar”, afirmou.
O horário de verão foi suspenso em 2019, ainda durante o governo Bolsonaro. Em setembro de 2024, Silveira chegou a considerar a retomada, caso a seca se agravasse, mas a ideia foi logo descartada no mês seguinte.
Na madrugada de terça, um incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, causou um apagão em todos os estados e no DF. Silveira disse que foi um evento pontual e que o sistema nacional continua estável.
Comentar pelo Facebook