15.10.2025 às 16:33h - atualizado em 15.10.2025 às 16:47h - Educação
A escola Ludgero Wiggers, de linha Conceição, no interior de Itapiranga, busca com a Secretaria de Estado da Educação ampliar as atividades realizadas na pedagogia de alternância. São quatro modalidades de ensino para os 20 alunos do sétimo, oitavo e nono ano que participam. As aulas são de agricultura, desenvolvimento sustentável, estudos orientados e sustentabilidade. Conforme o Diretor, Paulo Vergutz, o intuito agora é de incluir as áreas de esporte e cultura nesta aprendizagem. A metodologia é rica, tratando da realidade dos alunos do campo, mas as áreas fazem falta para os estudantes.
“O esporte proporciona momentos de integração, aprimoramento da capacidade dos alunos e ensina a lidar com vitórias e derrotas. Já a cultural, por conta da riqueza da região e pela distância dos alunos da cidade. Vários alunos demonstram interesse em aulas de música, canto e dança, mas por ser longe da cidade evitam o deslocamento” explica. Para Paulo Vergutz, a escola proporcionar isso seria ideal.
O Diretor da escola Ludgero Wiggers aponta que ocorrem reuniões com a Secretaria de Estado para a ampliação, com a direção mostrando as necessidades para ajustes no projeto. Os alunos da pedagogia de alternância permanecem em tempo integral na escola durante a terça, quarta e quinta-feira, enquanto segunda-feira e sexta-feira, os estudantes aplicam nas propriedades o conhecimento obtido.
Segundo Paulo Vergutz, ainda não é possível avaliar o funcionamento do tempo comunidade pelo período precoce em vigência. No entanto, as avaliações são positivas, de pais, alunos e comunidade em geral. A proposta da escola de Conceição é de retirar um dos dias do tempo comunidade para as disciplinas de esporte e cultura. Vergutz menciona que as disciplinas do núcleo comum ocorrem de manhã, por isso, seria necessária a retirada de um dos dias do tempo na propriedade.
ALTERNATIVA DO ESTADO
A Regional de Educação de Itapiranga possui nove escolas com a pedagogia da alternância. Existe um debate para ampliar a grade curricular, incluindo disciplinas de esporte e cultura na grade diversificada. Conforme o Integrador Regional de Educação, Inácio Rohden, a pedagogia da alternância teve resultado positivo, mas pode passar por ajustes.
O sistema de ensino estabelece uma grade curricular com aulas teóricas nas escolas e atividades práticas nas propriedades. Os cursos técnicos são bem-vindos, devido ao suporte na propriedade, contribuindo para a sucessão familiar em diferentes atividades econômicas no interior.
Segundo Inácio Rohden, o Estado está realizando estudo para mudanças na grade curricular para acrescentar disciplinas e atender o aluno em suas demandas. O objetivo principal é ter qualidade de ensino e reduzir a evasão escolar, oferecendo um currículo atrativo. Está ocorrendo um levantamento com os gestores escolares, em busca de sugestões para as mudanças que são solicitadas.
“O que nós podemos estar disponibilizando é a grade diversificada, e eu acredito que isso vai acontecer, porque temos estado em diferentes situações socioeconômicas, diferentes questões politico-econômicas, diferentes tipos de culturas, então, ofertar na área diversificada, de repente, num leque de quatro, cinco, seis disciplinas, que a escola possa optar entre duas ou três que atendem a sua especificidade, mas, óbvio, mantendo neutras, já sem poder mexer, as disciplinas do núcleo comum” explica.
As alterações na grade curricular podem ter aplicação já em 2026.
Comentar pelo Facebook