15.10.2022 às 14:50h - atualizado em 15.10.2022 às 14:51h - Chuvas
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que um tornado com ventos de até 120 km/h provocou estragos, na tarde de quinta-feira, 13, em Itá, na região Oeste do Estado. O fenômeno foi classificado como F-0 e F-1, os mais fracos pela escala Fujita, que vai de 0 a 5 e mede a intensidade do fenômeno.
Murilo Fretta, meteorologista chefe da Coordenadoria de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, disse que a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, aliada ao calor sazonal e à disponibilidade de umidade, foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades na região.
“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, diz nota técnica divulgada pelo órgão.
O tornado arrancou árvores, centenas de postes de energia elétrica, destelhou casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos, afetando cerca de 30 famílias. Ninguém ficou ferido. Os bairros mais afetados são: Colina Verde, Parque das Flores, Pioneiros, Palmeira, Centro, São João, Floresta, e as comunidades de São Roque, Bonita e Passo do Uvá.
A Prefeitura de Itá informou que ainda está levantando os dados dos estragos. Também disse que todas as famílias afetadas receberam assistência, como lonas e telhas. No interior, máquinas auxiliam na desobstrução de vias. O município decretou situação de emergência nesta sexta-feira, 14.
O tornado se formou em Itá, mas também atingiu outros municípios próximos, com estragos pontuais. Em Santa Catarina, este foi o quinto tornado registrado no estado.
Comentar pelo Facebook