15.09.2022 às 17:47h - atualizado em 15.09.2022 às 18:04h - Infraestrutura

Apenas em 2022, quase R$ 60 milhões foram aplicados na BR-163

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Apenas em 2022, quase R$ 60 milhões foram aplicados na BR-163
reprodução / Portal Peperi

Apenas em 2022, até o mês de agosto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, de Santa Catarina, aplicou quase R$ 60 milhões na adequação da BR-163, no extremo-oeste. Os trabalhos são executados entre os municípios de Guaraciaba e Guarujá do Sul.

Grande parte deste montante é dos R$ 100 milhões empenhados pelo governo do Estado para viabilizar a retomada das obras na rodovia federal. Ao todo, desde o início das intervenções na 163, em maio de 2021, foram investidos R$ 86,4 milhões. Atualmente a obra está orçada em R$ 294,2 milhões.


valores aplicados mês a mês em 2022

Janeiro: R$ 3.514.794,14

Fevereiro: R$ 3.400.905,63

Março: R$ 8.099.191,92

Abril: R$ 3.128.247,67

Maio: R$ 7.236.517,46

Junho: R$ 12.520.503,36

Julho: R$ 11.189.300,56

Agosto: R$ 10.065.937,56

totalizando: R$ 59.155.398,53

A partir do mês de junho, os valores das verbas aplicadas nas obras aumentaram significativamente com a intensificação da adequação da rodovia. Estes valores aplicados contemplam diversas obras executadas, a exemplo, das vias marginais em São José do Cedro, criação de terceiras faixas em pontos necessários, acostamento e propriamente a concretagem da pista em Guaraciaba, São José do Cedro e Guarujá do Sul. Até esta tarde de quinta-feira, 15, foram pavimentados cerca de 18 quilômetros da 163, sendo que 14 quilômetros estão aptos a receberem a pintura de sinalização. Juntamente com a concretagem, parte da equipe executa a construção das valas de drenagem e demais serviços. Entre os quilômetros 88 e 105 o trânsito flui com o sistema ‘pare e siga’ podendo ficar por até duas horas parado na fila.

Recentemente a pavimentadora da TORC foi reprogramada de 8,40 para 4,70 metros visando a continuidade da pavimentação de trechos sem terceiras faixas e pontos que faltam apenas a terceira pista para ser concretada.

Foto(s): reprodução / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.