15.08.2025 às 10:49h - Geral

Junta Comercial de SC lança sistema de abertura de empresas por WhatsApp

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Junta Comercial de SC lança sistema de abertura de empresas por WhatsApp
Foto: Divulgação, Ascom

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) lançou neste mês um novo canal digital que promete facilitar a vida de quem deseja abrir um negócio agora, o processo de formalização de empresas pode ser feito diretamente pelo WhatsApp.

O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, participou do programa Peperi Entrevista nesta quarta-feira, 13, e explicou como o sistema vai funcionar. “A proposta é descomplicar a jornada de quem quer empreender. O WhatsApp é um canal acessível e direto”, afirmou.

Durante a conversa, Baldissera detalhou que o empreendedor pode iniciar um atendimento automático pelo aplicativo de mensagens, selecionar o serviço desejado e, a partir disso, responder às perguntas do sistema. Ao final, o próprio sistema emite o documento solicitado.

Além da abertura de empresas, o canal também permite a emissão de certidões simplificadas e consultas a processos. Na primeira semana de funcionamento, o sistema já registrou mais de 70 interações e resultou na abertura de 12 empresas pelo aplicativo.

Somente micro e pequenas empresas, por enquanto

Nessa fase inicial, o novo canal atende apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como empresários individuais e sociedades limitadas unipessoais. Segundo Baldissera, outros serviços serão incluídos nos próximos meses.

A inovação faz parte de um esforço da Jucesc para modernizar e digitalizar os atendimentos. A Junta também tem apostado no uso de inteligência artificial, especialmente na análise de documentos, identificação de inconsistências e priorização de processos.

Ambiente favorável ao empreendedorismo

Santa Catarina vem registrando números expressivos na abertura de novos negócios. No primeiro semestre de 2025, o estado teve 154.733 empresas abertas — um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2024. “É resultado direto da modernização dos serviços e da confiança no ambiente empreendedor catarinense”, disse Baldissera.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.