15.08.2022 às 10:27h - atualizado em 15.08.2022 às 10:30h - Saúde
Com o número de infectados com a varíola do macaco perto de 3.000, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que o Brasil deverá ser capaz de diagnosticar a doença em todos os laboratórios centrais de saúde pública do país até o final de agosto.
De acordo com o ministro, o governo federal se antecipou à emergência de saúde pública de importância global declarada pela Organização Mundial da Saúde em julho e articulou formas de lidar com a doença e receber pacientes no sistema público.
Por enquanto, somente quatro Lacens fazem o diagnóstico da doença, sendo dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O ministro ressaltou que a doença tem baixa letalidade e a maioria dos casos é simples e não se compara a Covid-19.
Na última quinta-feira, 11, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que recebeu solicitações de registro de seis kits para diagnóstico de varíola do macaco e que já começaram as análises dos pedidos.
Queiroga afirmou ainda que o tratamento da doença até o momento se dá pelo tratamento dos sintomas, enquanto medicamentos antivirais específicos contra a doença ainda estão sendo estudados.
Fonte: R7
Comentar pelo Facebook