15.07.2025 às 22:28h - São Miguel do Oeste
A secretária de Saúde de São Miguel do Oeste, Camila Bernardi, fez um apelo nesta terça-feira, 14, para que a população procure os postos de vacinação contra a gripe. Segundo ela, a cobertura vacinal está muito abaixo do normal, com 40% do público-alvo recebeu a dose, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 90%.
“Aplicamos mais de 12 mil doses, principalmente em idosos, crianças e gestantes, mas ainda está muito aquém do que precisamos”, disse Camila em entrevista à rádio Peperi.
A prefeitura tem investido em campanhas de conscientização e ampliou o horário de atendimento da sala de vacinas, que funciona das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia. Também há atendimento domiciliar para pessoas acamadas e vacinação aos sábados durante as campanhas. Ainda assim, a adesão segue baixa.
Para a secretária, o principal obstáculo é cultural. “Muita gente ainda acredita que tomar a vacina da gripe causa a gripe, o que é um mito. Além disso, como tivemos poucos casos graves nos últimos anos, as pessoas acabam relaxando.”
Camila também alertou para o aumento de casos neste inverno. Em 2025, já foram registradas 53 internações por síndrome respiratória aguda grave no município. “A vacina é gratuita, segura e salva vidas. Está disponível para todos os grupos prioritários. Ainda dá tempo de se proteger”, concluiu.
Comentar pelo Facebook