15.07.2025 às 22:41h - atualizado em 16.07.2025 às 07:56h - São Miguel do Oeste

Casos gripais aumentam julho e já somam 25% dos atendimentos na UPA 24h

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Casos gripais aumentam julho e já somam 25% dos atendimentos na UPA 24h
Foto: arquivo, Portal Peperi

Os casos de gripe cresceram na UPA 24 horas de São Miguel do Oeste nas primeiras semanas de julho. De acordo com a coordenadora da unidade, Cláudia Maldaner, 25% dos atendimentos no período foram de pacientes com sintomas gripais. Isso representa cerca de 500 pessoas entre os 1.918 atendimentos realizados até agora no mês.

Em comparação, nas duas primeiras semanas de junho foram feitos 2.100 atendimentos, mas apenas 20% tinham sintomas respiratórios. “Esse aumento preocupa, especialmente por causa da baixa adesão à vacina da gripe”, alerta Cláudia.

Os principais sintomas relatados são tosse, dor de garganta e sinusite. A maior parte dos atendidos é formada por crianças e idosos, que tendem a desenvolver formas mais graves da doença.

Somente na segunda-feira, 14, 191 pessoas passaram pela UPA, sendo que 18% delas estavam com sintomas gripais. A orientação da equipe de saúde é quem ainda não se vacinou contra a influenza, deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.