15.06.2022 às 18:44h - atualizado em 15.06.2022 às 19:09h - Agricultura
A Epagri desenvolveu um método de difusão de conhecimentos pela Internet que tem ganhado notoriedade em todo o Brasil e até no exterior. Chamado de Zap Rural, a ferramenta é uma forma de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital desenvolvida pelo escritório de Descanso, no Extremo Oeste, em parceria com o escritório de Pedras Grandes, no sul de Santa Catarina.
A extensionista da Epagri de Descanso, Flávia de Oliveira, destaca que em vídeos curtos com cerca de dois minutos, com linguagem acessível e conteúdo de qualidade, a ferramenta serve de formação interativa, auxiliando no dia a dia das famílias rurais. Ela ressalta que os materiais desenvolvidos e apresentados através dos grupos de WhatsApp duas vezes por semana são de caráter técnico, social, ambiental ou de qualquer outra temática ligada ao cotidiano do meio rural.
De acordo com Flávia, são materiais criados por extensionistas, pesquisadores, pelos próprios agricultores familiares e outros profissionais, como forma de compartilhamento de saberes. O projeto desenvolvido pela Epagri em Santa Catarina é exitoso e será apresentado em um congresso na Colômbia. A extensionista explica que o convite para a demonstração do método partiu de um professor da Universidade de São Paulo, através da Rede Aurora, que reúne instituições de extensão rural, universidades, estudantes e técnicos de todo o país.
A profissional cita que o professor da USP republicou um dos conteúdos do Zap Rural de Descanso, que chamou a atenção de um grupo na Colômbia e motivou o convite do Ministério da Agricultura daquele país. O congresso vai ocorrer de 30 de junho a dois de julho de 2022, através de uma plataforma online, reunindo além da Colômbia, outros países da América Latina e Caribe. O Brasil será representado no evento pela USP e Epagri.
Veja abaixo um modelo de conteúdo divulgado no Zap Rural
Comentar pelo Facebook