cresol mobile

15.06.2020 às 16:43h - atualizado em 16.06.2020 às 09:18h - Geral

A segurança que os investimentos no mercado imobiliário de Florianópolis proporcionam

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

A segurança que os investimentos no mercado imobiliário de Florianópolis proporcionam
Foto: Reprodução / Ilustrativa

Continua depois da publicidade

Os imóveis em Florianópolis atualmente tem começado a aumentar de forma gradual e significativa. Com efeito, após amargar baixos números de vendas por período considerável, o mercado imobiliário tem começado a exibir um expressivo aquecimento. O estoque de imóveis deu uma reduzida, o que significa que as vendas aumentaram.

Imóveis são uma das muitas modalidades de investimentos existentes no mercado. Aliás, é uma das formas de investimento mais seguras que existem, o que explica por que tantas pessoas sempre procuram investir em imóveis. Mas o que faz do investimento imobiliário algo seguro? Que atributos permitem que ele proporcione rendimentos sem riscos demasiado elevados? É o que será explicado nesse artigo.

O que explica o investimento imobiliário ser considerado uma aplicação segura?

Os investimentos imobiliários são tremendamente populares e não é sem motivo. Nos períodos em que há muita instabilidade política e de ordem econômica, países emergentes como o Brasil costumam ser muito impactados pela volatilidade dos juros, pela flutuação do câmbio, pela inflação, pelo afluxo de capitais e outros tipos de investimentos financeiros.

Entretanto, por outro lado, os imóveis sempre se evidenciaram como um investimento seguro, que possibilitou a preservação de capital em períodos de crise e que houve um aumento de patrimônio quando as condições eram de crescimento econômico.

Um dos elementos interessantes é que o investimento em imóveis proporciona segurança ao dinheiro investido como raros investimentos no mundo todo são capazes de fazer. Segundo um levantamento realizado pelo Credit Suisse, em seu relatório Global Wealth Report, de 2019, aqui no país os imóveis se mostraram como uma das formas mais eficientes de proteção ao patrimônio para os momentos de inflação e as instabilidades e dúvidas que foram correntes nos últimos anos.

Isso porque quando se compra um imóvel, o dono está apostando em um patrimônio físico, algo que é concretamente palpável e observável e não está vulnerável às mudanças do mercado financeiro para gerar lucratividade.

Ademais, novamente pelo fato de fazer parte de uma categoria especial de patrimônio físico, o imóvel não consegue ser tão facilmente roubado e tampouco tirado das mãos do proprietário. Esses elementos fazem com que ele seja classificado como um investimento sólido. Além disso, o investimento imobiliário é encarado como sendo estável, não sendo suscetível a quedas repentinas, e, justamente por essa razão, mais duradouro e seguro. É claro que o mercado imobiliário também é dependente da famigerada Lei da Oferta e da Procura. Contudo, quando o assunto são os investimentos de alto valor, a sua regularidade é mantida.

Porém a segurança não é a única qualidade que faz do investimento imobiliário ser uma aplicação interessante. Com efeito, há outras coisas que fazem dele um investimento vantajoso, como, por exemplo, a questão da valorização do imóvel.

Se tem uma coisa da qual você pode ter certeza é a de que, em algum momento, o imóvel vai ter uma boa valorização. Obviamente que isso dependerá bastante de uma acurada pesquisa e de se investir em projetos com uma qualidade construtiva mais elevada, na melhoria das características do bem e na região onde ele está localizado.

Ainda nesse sentido da valorização, algo que tem uma lógica um pouco diferente é quando o imóvel é comprado na fase de lançamento. Isso porque, ao contrário dos imóveis em geral, cuja valorização acontece a médio ou longo prazo, os imóveis na fase de lançamento valorizam mais rapidamente, ainda na fase de entrega das chaves.

Ademais, adquirir apartamentos à venda em Florianópolis é uma excelente maneira de ter um portfólio de investimentos mais diversificado, diminuindo expressivamente a ocorrência de riscos e, consequentemente, de prejuízo financeiro. Um imóvel não é como uma ação na Bolsa de Valores, onde as oscilações no universo da política e da economia podem fazer com que a tal ação sofra uma desvalorização grande e em um prazo de tempo muito curto.

Tipos de investimentos imobiliários possíveis

Há diferentes tipos de investimentos imobiliários possíveis, cada qual com suas particularidades e especificidades. Observe adiante as três diferentes modalidades de investimentos imobiliários no mercado:

-Imóveis para locação

-Imóvel na planta

-Terrenos

Uma forma excelente de conseguir bons ganhos com a compra de um imóvel, ainda que seja através de um financiamento, é pô-lo para alugar. A geração de renda extra vai fazer com que o valor aplicado se torne mais concreto o retorno desse investimento. Assim sendo, procure pesquisar com profundidade e cuidado as opções mais interessantes, conferindo como está a demanda por locação. Saiba que determinadas regiões tem uma demanda altíssima e o tempo de vacância é muitíssimo pequeno. Nesse caso, pode ser interessante averiguar qual região da sua cidade tem esse perfil e se comece a investir

Normalmente, um imóvel na planta costuma custar até 40% menos do que os imóveis que já estão prontos. Dessa forma, você pode obter condições mais propícias de pagamento e poderá conseguir uma ótima margem de lucro depois que a construtora entregar as chaves. É crucial nesse tipo de aquisição que se confira e analise a credibilidade da companhia responsável pela obra, a fim de se reduzir os riscos dessa transação.

Outra possibilidade é investir na compra de terrenos, principalmente se esses terrenos estiverem nos arredores dos grandes centros, porque, sem sombra de dúvida, eles terão uma boa valorização futuramente.

Nesse caso, há duas possibilidades diferentes de investimento: ou você compra o terreno para revender para outras pessoas ou mesmo para incorporadoras ou aposte na construção de casas para locação.

Em qualquer uma das situações elencadas, é de suma relevância que você faça uma pesquisa bem apurada, com toda a paciência. Ainda que seja um investimento seguro, a soma a ser desprendida é bem alta, então não se pode tomar uma decisão sem pensar corretamente.

Fonte: Reprodução / ASCOM

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.