15.05.2025 às 11:19h - Santa Catarina
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Chapecó, deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 15, mais uma etapa da Operação “Sodalitas Finis”. Esta é a 4ª fase da ofensiva que visa desarticular uma organização criminosa que atua na região Oeste do estado e em outras cidades catarinenses.
Na ação mais recente, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além da prisão preventiva de um novo investigado. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o homem detido foi identificado como integrante da facção criminosa investigada e é acusado de ter participado de atos de tortura contra outro membro da organização.
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Chapecó e Itá, em uma ação conjunta do Gaeco, do DIC de Chapecó, com apoio do canil da Polícia Civil, Saer/Fron e da Polícia Militar. Por tramitar em segredo de Justiça, detalhes da investigação não foram divulgados.
Histórico da Operação Sodalitas Finis
A Operação “Sodalitas Finis”, expressão em latim que significa “o fim do grupo”, foi deflagrada inicialmente em agosto de 2023, com o objetivo de desmantelar as atividades criminosas de uma das maiores facções em atividade em Santa Catarina, especialmente em Xaxim e cidades vizinhas, incluindo Chapecó, de acordo com o MPSC.
Tal organização é apontada como responsável por uma série de crimes graves, como tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
Na 1ª fase da operação, foram cumpridos 74 mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e 97 de busca e apreensão. Desde então, a operação avançou para novas fases e desdobramentos, resultando até o momento na condenação de 99 pessoas.
A 4ª fase, oficialmente deflagrada em 6 de fevereiro de 2025, mobilizou uma grande força policial para o cumprimento de 70 mandados de busca e apreensão e 49 de prisão preventiva em diversas cidades catarinenses, incluindo Chapecó, Joinville, Palhoça, Lages, Curitibanos, São José do Cedro, Coronel Freitas e Guatambu, além de Cascavel, no Paraná.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook