15.05.2025 às 15:26h - Geral
A Secretaria de Assistência Social de Guaraciaba está trabalhando ações do Maio Laranja que é considerado o mês de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A informação é da Secretária Milena Balbinot. Ela menciona que nesta semana a equipe organizou palestras sobre o tema e que teve recursos do FIA – Funda para a Infância e Adolescência.
Milena destaca que nesta semana, palestras foram realizadas com o psicólogo Abel Petter, junto ao Centro de Multiplouso Professor Alfredo Ames. Nestas palestras foram contempladas cerca de 700 crianças e adolescentes do 5º ano do ensino fundamental ao 1° ano do ensino médio de toda rede escolar do município.
Outra informação é de que o objetivo desta atividade foi informar crianças e adolescentes sobre o que é abuso e exploração sexual, seus sinais e consequências, e como podem se proteger. “Através deste diálogo e orientações buscamos evitar que o abuso ocorra, ensinando crianças e adolescentes sobre limites, direitos e responsabilidades em suas relações, bem como incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração sexual” destacou a Secretária.
Milena menciona ainda que para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, não é preciso se identificar. Os canais de denúncia são o Direitos Humanos pelo Disque 100; Conselho Tutelar pelo número (49) 98906 4280.
Além das palestras realizadas nesta semana, atividades alusivas e pedagógicas estão sendo realizadas durante todo esse mês com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade e de Linha Ouro Verde.
A Secretária reforça que essa atividade foi promovida com recursos FIA, com investimento de R$3.800,00, que é possível graças a destinação de parte do Imposto de renda ao Fundo. Conforme previsto no plano de ação e aplicação do FIA, será ofertado também aulas de violão, a fim de promover as potencialidades culturais das crianças e adolescentes do Município de Guaraciaba, e as quais tenham interesse. Com investimento aproximado de R$ 14 mil para o ano de 2025.
Fonte: Ascom
Comentar pelo Facebook