15.05.2019 às 08:16h - Saúde

Palestra sobre uso racional de medicamentos reuniu cerca de 150 participantes

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Palestra sobre uso racional de medicamentos reuniu cerca de 150 participantes
Secretária da saúde - Daiana Dorigon

Continua depois da publicidade

A saúde de Guaraciaba promoveu na última semana uma palestra sobre “Uso Racional de Medicamentos”, com a farmacêutica do Posto de Saúde Central Janaína Fetter. Na oportunidade mais de 150 pessoas participaram do encontro que teve como principal objetivo sanar dúvidas quanto ao uso correto dos medicamentos, e algumas dicas que devem ser praticadas quando os pacientes estão fazendo o uso de medicação.

Somente no primeiro quadrimestre de 2019, foram dispensados através da Farmácia Básica mais de 540 unidades de medicamentos, sendo que os mais dispensados são anti-hipertensivos, antidepressivos e antiácidos. Outra informação repassada pela Farmacêutica é que as sobras, quando houver de algum remédio do tratamento, podem ser entregues junto à Farmácia Básica, para o descarte correto.

Segundo apresentado os medicamentos devem ser utilizados somente a partir de uma prescrição médica. Os medicamentos devem ser ingeridos somente com água. O consumo dos medicamentos com leite ou bebida alcóolica devem ser evitados. Sempre que o paciente for a uma consulta, deve levar as receitas dos medicamentos que já faz uso.

Outras informações abordadas foram sobre uso dos medicamentos, antes ou depois das refeições, utilização de mais de um medicamento no mesmo horário, melhor lugar para armazenagem dos medicamentos, e um dos fatores mais debatidos é sobre não interromper o tratamento sem antes consultar um médico.

Fonte: Ascom

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.