15.04.2022 às 13:41h - atualizado em 15.04.2022 às 15:18h - Agricultura

Aumenta migração de produtores de leite para gado de corte

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Aumenta migração de produtores de leite para gado de corte
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A bacia leiteira do município de Itapiranga atingiu crescimento de 133% na produção nos últimos 14 anos, mesmo com a redução de 37% no número de produtores rurais que atuam na atividade. Conforme levantamento, em 2007, eram 900 criadores com produção de 30 milhões de litros por ano. Em 2021, o número de produtores caiu para 570 e o volume cresceu para 70 milhões de litros por ano.

A Secretaria da Agricultura de Itapiranga lançou programa para incentivar novas raças de gado de corte Conforme o Veterinário Domicílio Stefanello, a principal alternativa é o ''Aberdeen'' com objetivo de trabalhar com cruzamentos da pecuária de leite. O profissional garante que o resultado é positivo com raças ''Jersey'' e ''Holandesa'' como opção para produzir gado de corte.

O veterinário da Secretaria da Agricultura de Itapiranga ressalta que está disponível uma linhagem específica do ''Aberdeen'' para cada raça. Domicílio Stefanellolembra que o município já incentivou criação de raças de corte ''Angus'', ''Redford'', ''Senepol'', ''Braford'' e ''Nelore''. Conforme o veterinário, a raça ''Aberdeen'' proporciona alto rendimento e com uma carne saborosa e com boa distribuição da gordura. Salienta que a prioridade é proporcionar consumo de carne de qualidade aos próprios agricultores.

O Veterinário é otimista para o sucesso do gado ''Aberdeen'' em Itapiranga. Domicílio Stefanello afirma que são animais de grande porte, possuem pelagem uniforme de coloração preta. O projeto estabelece metas para em três anos, atingir três mil animais e melhorar o movimento econômico agropecuário de Itapiranga em 17 milhões de reais.

Stefanello destaca que o município comprou cinco mil doses, com investimento de 54 mil reais visando a produção de bezerros. O veterinário observa que os profissionais da Secretaria da Agricultura estão disponíveis para orientações aos interessados na criação de gado de corte.

Itapiranga registra aumento significativo de produtores rurais independentes na recria de bovinos. Conforme o Diretor do Programa de Melhoramento Genético, Diego Zampiva, atualmente 150 produtores possui o próprio botijão para armazenar material de inseminação e realizam os procedimentos sem necessidade de acionar inseminadores. As principais demandas para inseminações são para a raça ''Jersey'' com 30% das doses, ''Holandesa'' com 20% e para raças de corte já atinge 39% das demandas dos três incriminadores disponibilizados pela Secretaria Municipal da Agricultura.

O investimento do município é significativo no Programa de Melhoramento Genético. Orçamento para 2022 é de 780 mil reais. Os produtores rurais que possuem botijão recebem nitrogênio, luvas e bainhas para a inseminação. O Diretor do Programa de Melhoramento Genético, Diego Zampiva informa que são três modelos de subsídio proporcionando mais autonomia para os produtores rurais. O agricultor paga apenas R$ 20,00 pela prestação do serviço.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.